OBJETIVOS Apresentar o uso, o manejo e a conservação do solo e da água, fundamentando-se na identificação e discussão sobre as formas de uso, depauperamento, aptidão, planejamento, conservação e recuperação da produtividade do solo.
CONTEÚDO O manejo e a conservação do solo: Definição; importância; conservação do solo no Brasil; conseqüências sociais, econômicas e ambientais.
Fundamentos básicos de hidrologia: Bacia hidrográfica, ciclo hidrológico; comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica.
Erosão do solo: Definição; agentes; classes; fontes; formas; e fases do processo erosivo; erosão hídrica; EUPS; erosão eólica
Degradação e recuperação da produtividade do solo: Degradação física; práticas conservacionistas: mecânicas, vegetativas e edáficas.
Manejo do solo: Preparo primário e secundário; sistemas de preparo: convencional, reduzido e plantio direto; sistemas de cultivo: monocultura, consórcio, sucessão e rotação.
Capacidade de uso e aptidão agrícola da terra.
Planejamento conservacionista.
|
METODOLOGIA Aulas expositivas com projeção de roteiros em transparência, aulas práticas em campo; visitas técnicas, seminários; projeção de vídeos; Exercícios para aplicação prática dos conhecimentos expostos.
AVALIAÇÕES
São dois os tipos de avaliação para verificação da aprendizagem: Somativa: busca definir as competências adquiridas pelo aluno. Nessa avaliação são realizadas três provas escritas Formativa: Utilizada para ajustes no conceito final do aluno, mede o grau e estágio de aquisição das competências previstas. Ocorre de maneira continuada. Nesta avaliação são considerados os seguintes elementos: a) participação nas discussões; b) utilização da terminologia adequada; c) participação nas atividades práticas. Trata-se de avaliação qualitativa e serve de parâmetro para ajustes no desenvolvimento da capacitação e motivação da aprendizagem. Um relatório técnico das aulas práticas também é realizado. Aprovação: De acordo com as normas do Regimento de graduação da UFRB. Para aprovação o aluno deverá somar o mínimo de 21 pontos inteiros. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BERTONI, J. & LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. Piracicaba, Livroceres, 1990. COSTA FILHO, C. & MUZILLI, O. Manejo integrado de solos em microbacias hidrográficas. Londrina, SBCS, 1996. FREITAS, P. L. Manejo físico do solo. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO NO CERRADO, Goiânia, 1990. Anais: Campinas, Cargill, 1992. GUERRA, A.J.T.; SILVA, A.S.; BOTELHO, R.G.M. Erosão e conservação de solos: conceitos temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. HUDSON, N. W. Soil conservation. Ithaca, Cornell, 1973. LEPSCH, I. F. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. Campinas, SBCS, 1991. SILVA, J. R. C. & MELO FILHO, J. F. Métodos de pesquisa para estudo das perdas de solo por erosão. Salvador, EBDA, 2002. 41p.il. (EBDA. Documentos, 15)
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS E AMBIENTAIS |