OBJETIVOS

Apresentar o uso, o manejo e a conservação do solo e da água, fundamentando-se na identificação e discussão sobre as formas de uso, depauperamento, aptidão, planejamento, conservação e recuperação da produtividade do solo.

 

CONTEÚDO

O manejo e a conservação do solo: Definição; importância; conservação do solo no Brasil; conseqüências sociais, econômicas e ambientais.

 

Fundamentos básicos de hidrologia: Bacia hidrográfica, ciclo hidrológico; comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica.

 

Erosão do solo: Definição; agentes; classes; fontes; formas; e fases do processo erosivo; erosão hídrica; EUPS; erosão eólica

 

Degradação e recuperação da produtividade do solo: Degradação física; práticas conservacionistas: mecânicas, vegetativas e edáficas.

 

 Manejo do solo: Preparo primário e secundário; sistemas de preparo: convencional, reduzido e plantio direto; sistemas de cultivo: monocultura, consórcio, sucessão e rotação.

 

Capacidade de uso e aptidão agrícola da terra.

 

Planejamento conservacionista.

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas com projeção de roteiros em transparência, aulas práticas em campo; visitas técnicas, seminários;  projeção de vídeos; Exercícios  para aplicação prática dos conhecimentos expostos.

 

AVALIAÇÕES

 

São dois os tipos de avaliação para verificação da aprendizagem:

Somativa: busca definir as competências adquiridas pelo aluno. Nessa avaliação são realizadas três provas escritas

Formativa: Utilizada para ajustes no conceito final do aluno, mede o grau e estágio de aquisição das competências previstas. Ocorre de maneira continuada. Nesta avaliação são considerados os seguintes elementos: a) participação nas discussões; b) utilização da terminologia adequada; c) participação nas atividades práticas. Trata-se de avaliação qualitativa e serve de parâmetro para ajustes no desenvolvimento da capacitação e motivação da aprendizagem.

Um relatório técnico das aulas práticas também é realizado.

Aprovação: De acordo com as normas do Regimento de graduação da UFRB. Para aprovação o aluno deverá somar o mínimo de 21 pontos inteiros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BERTONI, J. & LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. Piracicaba, Livroceres, 1990.

COSTA FILHO, C. & MUZILLI, O. Manejo integrado de solos em microbacias hidrográficas.  Londrina, SBCS, 1996.

FREITAS, P. L. Manejo físico do solo. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO NO CERRADO, Goiânia, 1990. Anais: Campinas, Cargill, 1992.

GUERRA, A.J.T.; SILVA, A.S.; BOTELHO, R.G.M. Erosão e conservação de solos: conceitos temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

HUDSON, N. W. Soil conservation. Ithaca, Cornell, 1973.

LEPSCH, I. F. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. Campinas, SBCS, 1991.

SILVA, J. R. C. & MELO FILHO, J. F. Métodos de pesquisa para estudo das perdas de solo por erosão. Salvador, EBDA, 2002. 41p.il. (EBDA. Documentos, 15)

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS E AMBIENTAIS

Caixa de texto: AGR 114 Manejo e Conservação de Solos